• Perfil do Eng.º Manuel Maria Valente Meneses

Presidente da direcção da Adega Cooperativa de Moncorvo desde 1991, Manuel Maria Valente Meneses está já no seu quinto mandato consecutivo. Nasceu em 1949, no dia 7 de Janeiro, na freguesia da Horta da Vilariça, do concelho de Moncorvo, numa zona sobranceira a um vale que, segundo o próprio, “produz, com excelente qualidade, tudo o que a agricultura pode ter”.

Engenheiro Técnico Agrário por formação, Manuel Meneses orgulha-se de ser “acima de tudo, um agricultor”. No entanto, lado a lado com o posto de timoneiro dos destinos da adega, desempenha toda uma série de funções relacionadas com esta área. Actualmente, é director da Subvidouro (Unidade de Aproveitamento dos Subprodutos dos Vinhos do Douro) e da Superdouro (Central de Engarrafamento da Associação das Adegas Cooperativas do Douro Superior), além de conselheiro do Conselho da Casa do Douro e de confrade fundador da Confraria dos Enófilos do Douro.

Assim que assumiu funções na Adega Cooperativa de Moncorvo, abandonou a vida política activa. Aliás, defende que “tudo tem corrido bem na adega” porque, medida fulcral, “nunca se misturou política partidária com políticas internas”.No pouco tempo que lhe resta livre tem, como hobby principal, além da música, a agricultura porque, nas suas palavras, “mais do que um trabalho e uma obrigação, trabalhar a terra é um prazer”.